• Dra. Emanuella N. Halabi

Por que “Cinema e Psiquiatria”?

Atualizado: 14 de abr. de 2018

Essa postagem será curta, apenas para colocar em palavras do que se trata essa categoria no blog e de que forma essas duas coisas tão diferentes se encontram em um ponto comum.

O cinema é um dos maiores veículos de entretenimento do mundo, uma das formas de ver o todo através dos olhos de outros ou, igualmente, sermos capazes de vislumbrar uma realidade, que, talvez, não consigamos colocar de forma coerente em pensamentos. O cinema, as imagens em vídeo, por vezes elucida melhor do que as palavras em um livro ou em uma explicação muito específica.


Nem todos conseguem vislumbrar de forma absoluta, algo que está tentando ser passado, em palavras ditas ou escritas e isso ocorre por motivos diversos: falta de conhecimento na área, termos específicos e nada claros, descrições excessivamente abstratas, etc. Isso tudo, muitas vezes, acaba gerando certo desinteresse, desgosto ou até ideias erradas nas pessoas, exatamente pelo fato de não terem compreendido perfeitamente determinado assunto ou explicação.

A verdade, é que nem todas as coisas são simples de serem explicadas e podem ser deixadas a cargo da imaginação ou de uma interpretação pessoal; é nesse ponto, que a Psiquiatria e o cinema encontram-se.

Ao longo dos anos, pude me deparar com filmes fantásticos, que, dentro das possibilidades de realidade e entretenimento de um longa-metragem, descreveram de forma brilhante determinados transtornos psiquiátricos, expressando tanto o sofrimento – ou ausência do mesmo – do acometido, quanto das pessoas ao seu redor. Isso não somente aumenta o conhecimento geral das pessoas nesta área – e de todas as outras, evidentemente –, como permite que o interesse e o conhecer sejam mais interessantes, por estarem vinculados a uma história chamativa do cinema.

Nem todos, é claro, posso dizer que são divertidos e que prendem a atenção – já que, na maior parte das vezes, estamos procurando distração ao assistir um filme –, portanto, aqui, colocarei os filmes que deram maior visibilidade no cinema, os mais interessantes de se ver, que mostram a maior proximidade com a realidade.

Nunca é ruim juntar conhecimento e entretenimento!

Para aqueles que desejarem sugerir um filme ou algum tema, é só deixar nos comentários!

Até a próxima!


~ Imagem retirada de "Cinema alternativo para se apaixonar", São Paulo City [spcity.com.br] ~

32 visualizações0 comentário